sábado, 1 de novembro de 2008

Enquanto isso na Câmara de Vereadores

ARTIGO

Dando continuidade aos artigos sobre o Poder Legislativo no Aracati, nós também conversamos na última quinta-feira (30/10/08), com o Advogado e Vereador pelo PHS, Crisanto Damasceno, e ele foi bem claro em expor suas opiniões.

Para ele a última gestão da Câmara começou bem, com as atividades sendo gravadas e disponibilizadas para o público na internet. E ressalta um grande avanço que poucos no Aracati notaram. Foi a diminuição do recesso dos vereadores. Antes eles tinham 90 dias de recesso, ou melhor, um mês no meio do ano e dois meses no fim do ano. Agora são 45 dias a menos de recesso. “Foi essa Câmara que diminuiu para 15 dias no meio do ano e 30 no fim do ano”, confirmou Crisanto.


O Legislativo sempre foi importante e afirma que geralmente as pessoas, principalmente os jovens, não tem o devido esclarecimento de onde vem a Democracia, de onde vem o poder Legislativo. Ele falou sobre os derramamentos de sangue ao longo da história e toda luta que existiu para se chegar a Democracia.

“O Poder Legislativo serve para fiscalizar o Executivo, sem ele, prefeitos, governadores e presidentes seriam reis nas suas devidas dimensões”, analisa Crisanto.

Ele concluiu dizendo que muitas pessoas não entendem e querem dos legisladores uma execução de obras, mas fiscalizar esse é o poder do Legislativo. Isso tudo deveria ser explicado nas salas de aula. “O maior estrago que fizeram com a população foi acabar com a disciplina OSPB ( Organização Política e Social Brasileira)”, para ele hoje existe uma verdadeira inversão de valores na política.