sábado, 8 de novembro de 2008

Clássico da Literatura encenado no Aracati

Por Francisco Portela


No último dia 31 de outubro estreou às 19h 30 min o espetáculo Morte e Vida Severina no auditório do Colégio Instituto Waldemar Falcão. A peça fez parte do encerramento da Semana de Artes e Ciências Salesianas, SEACS, e foi montada pelo grupo Multifaces, que é formado por alunos da própria escola.

João Cabral de Melo Neto publicou a obra em 1966, mas ela foi escrita entre 1954 e 1955. O livro traz um poema

dramático que narra à trajetória de um migrante nordestino. Já em 1965, Chico Buarque musicou o poema para montagem da peça o que aumentou a presença de Morte e Vida Severina nos teatros brasileiros.

As apresentações estão sendo realizadas nas sextas e sábados, inclusive nesse fim de semana nos dias sete e oito de novembro, mas os próximos espetáculos não têm data confirmada, pois depend

em da disponibilidade dos alunos que devem manter outras funções escolares. No site: www.luacheia.art.br a programação pode ser encontrada.


Um trabalho interdisciplinar

Segundo Marciano Ponciano, professor de teatro e diretor, desde abril os alunos do 2º Ano estão envolvidos com esse projeto, que foi uma iniciativa das professoras Adriana Pinto (História) e Ma

rília Souza (Literatura) que se inspiraram no livro que faz parte do conteúdo da Rede Salesiano e possibilita que os alunos aprendam usando uma abordagem de várias disciplinas.

A peça começa na verdade às 20h, mas o

pedido de chegada meia hora antes é para assistir um vídeo sobre os bastidores dessa produção feita pelos estudantes. E deve-se levar em conta que como manda a tradição do teatro, quem chega atrasado não pode entrar.

Marciano, que também foi fundador do Grupo Lua Cheia e é poeta, nos falou sobre o desafio que foi para os alunos, que antes desse trabalho, não faziam parte do grupo de teatro da escola e ressaltou a importância dos jovens poderem trabalhar com um clássico da nossa literatura. “Os alunos passam a ser protagonistas, sujeitos ativos”, disse.


E prossegue no raciocínio e sugerindo o ganho que os alunos e porque não público, pode ter com essa perspectiva estética, literária. Mas não esquecendo da aparente dificuldade de “digerir” esse trabalho devido à densidade do texto. O que pode ser resolvido com mais de uma sessão ele garante.

Lembrando


O ingresso custa R$ 1,00 (um Real). Hoje

às 19 h 30 min, entrada até às 20 h.

Um comentário:

  1. Agradeço ao jornalista Portela por propriciar a visibilidade de nosso trabalho neste veículo de comunicação. Suas palavras sempre generosas fortalecem nosso trabalho e dignificam o nosso fazer. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir