quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Taekwondo em Aracati

ENTREVISTA

O Taekwondo arte marcial coreana agora também tem praticantes no Aracati. No Centro de Juventude e Cidadania (CJC) acontecem as aulas ministradas pelo professor faixa preta Francisco Valmar, que também faz parte da Federação de Taekwondo. A exemplo de outras artes marciais e oficinas que podem ser encontradas nesse espaço, o Taekwondo também é de custo zero para os alunos e atende em sua maioria jovens da região.

Essa arte marcial foi para os Jogos Olímpicos de Seul em 1988 como esporte de exibição. E nos Jogos de Atlanta 1996 participava do quadro de medalhas. Assim essa arte marcial que surgiu há cerca de dois mil anos, e servia para treinar grupos militares especiais que protegiam os reinos, se difunde cada vez mais pelo mundo.

Francisco Nilberto tem 18 anos é Faixa Laranja e foi Campeão em Fortaleza no primeiro torneio que disputou, que aconteceu no último domingo (26/10/08). Ele mora em Aracati, começou a treinar no Fortim e agora treina na cidade.

Blog-tela: O que significou para você esse título?

Francisco Nilberto:Para mim significou uma coisa muito importante, porque no primeiro campeonato eu consegui o que queria. Fui para lá tentando conseguir o primeiro lugar. Adorei muito a competição e espero nas próximas conseguir o mesmo resultado, ser campeão novamente.


Blog-tela: O que significa o Taekwondo para você?

Francisco Nilberto: O Taekwondo para mim significa tudo. Hoje em dia tem gente que utiliza o Taekwondo para fazer outras coisas. Para mim ele significa esporte, saúde e vida.


Blog-tela: Fala um pouco pra gente o que é o Taekwondo?

Francisco Nilberto: Taekwondo são movimentos de chutes e socos realizados em pontos vitais da pessoa. Abdômen, peito e queixo.


Blog-tela: O Taekwondo é uma arte marcial violenta?

Francisco Nilberto: Ela não é uma arte marcial violenta, ajuda muito na defesa pessoal. E o bom dela é que já é um Esporte Olímpico muito conhecido, por isso, que depende muito da pessoa, se ela quer usar para fazer o mal ou o bem.


Blog-tela: Como você começou a treinar?

Francisco Nilberto: Eu comecei a treinar primeiro no Fortim e meu ex-professor era de Icapuí. Com o tempo ele não pode vir mais e passei quatro meses parado. Ai falando com o presidente da Federação, Ronim, é conhecido como Ronim, ele conseguiu me encaminhar ao Valmar( Francisco Valmar) aqui em Aracati. Ele é um professor muito excelente.


Blog-tela: O que é preciso para ser professor?

Francisco Nilberto: A pessoa tem que ser federada e tem que estar na Faixa Preta. Antigamente a pessoa com “Faixa Colorida” podia dar aula. Hoje a Federação já não está permitindo que “Faixa Colorida” dê aula, só a partir da preta para cima.


Blog-tela: E depois da preta quais são as faixas?


Francisco Nilberto: Depois da preta vem a Preta Primeiro Dan e vai até a Décimo Dan. Hoje em dia só tem um Décimo Dan no mundo que é um coreano.


6 comentários:

  1. Ficou muito legal a materia...

    By...Nilberto Junior

    ResponderExcluir
  2. É ISSO AEW MEU BROTHER!! SEMPRE DISSE AO MEU PARCEIRO Q ELE ÍA CONSEGUIR ALCANÇAR SEUS SONHOS SÓ NÃO PODIA DESISTIR E TA AÍ PROVA DO FRUTO DE TODO O TRABALHO DELE E DO PROF. VALMAR Q CONFIOU NELE E TODOS NÓS SEUS AMIGOS SEMPRE INCENTIVANDO!!! ESPERO Q NÃO SÓ ELE, MAS Q VÁRIOS OUTROS MENINOS E MENINAS Q FAZEM AULA D TAEKWONDO POSSAM ALÇAR VÔOS MAIS ALTOS!! PARABÉNS NILBERTO, PARABÉNS VALMAR, PARABÉNS ARACATI !!! TODOS JUNTOS NA LUTA ESSA Q NAUM PARA!!!

    ResponderExcluir
  3. Espero contar...Que o pessoal que goste ou queira Treinar entrar em contato comigo ou com alguem responsavel pelo CJC...Espero que pratiquem com gosto...Pq não adianta praticar so por praticar mesmo...Obg a todos...

    By...Francisco Nilberto Junior

    ResponderExcluir
  4. Parabens meu amor estarei sempre au seu lado!!!

    ResponderExcluir
  5. Taekwondo é minha vida!

    ResponderExcluir