segunda-feira, 5 de outubro de 2009

COLUNA

Olimpíadas no Brasil

A conquista da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas gerou muita polêmica e ainda vai gerar durante muitos anos. Muitos argumentam contra e muitos mais argumentam a favor dos jogos.

Claro que o dinheiro investido poderia ser investido em uma infinidade de segmentos em que o nosso país precisa urgentemente de melhoras. Educação é um exemplo. Porém, não seria à hora realmente de mostrarmos ao mundo nossa capacidade organizacional. A Copa do Mundo e as Olimpíadas são eventos que podem melhorar muito nossa imagem lá fora, mais até do que se melhorássemos a educação. Adianta avançar na educação e ainda assim continuar com a imagem “estigmatizada” de o país das desigualdades?

Infelizmente o mundo é assim, a impressão vale mais que a realidade. Está na hora de impressionarmos alguns povos então!



Brasil mantém o mesmo índice de desenvolvimento humano

O nosso país permanece na mesma posição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), divulgado nesta segunda-feira. O índice brasileiro subiu levemente de 0,808 para 0,813, valor considerado de alto desenvolvimento humano. O índice, que varia entre 0 e 1, avalia as conquistas de um país com base na expectativa de vida, acesso à educação e padrão de vida, medido pelo PIB (Produto Interno Bruto) per capita.

Agora a “real” boa notícia, pelo menos para nós brasileiros, esses últimos dados tiveram seu levantamento feito antes da crise global, ou seja, na próxima avaliação nosso país estará bem melhor posicionado. Tudo isso porque essa crise não nos afetou tanto, afinal vendemos mais produtos primários, um ótimo exemplo produtos alimentício, e esses produtos são fundamentais para o consumo humano. Sem um Playstation você pode ficar, mas sem comer é difícil. Ah e agora somos a oitava economia do mundo. Será que essa crise veio a calhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário