terça-feira, 15 de setembro de 2009

Agressividade e substâncias sempre acompanharam a humanidade


Por Francisco Portela

O homem sempre demonstrou violento,e assim conseguiu seu espaço na natureza; seu espaço no topo da cadeia alimentar. Mesmo depois de se autodenominar racional o homem continuou com certas características agressivas, afinal, o homem consegue matar a própria espécie sem ter como objetivo questões de pura sobrevivência. Ele pode matar pelo motivo mais banal do mundo.

Os hominídeos mesmo com consciências religiosa e filosófica continuam sendo predadores. Demonstrar agressividade ainda faz parte da vida de muitos seres humanos, principalmente os homens. Muitos deles parecem ainda usarem da agressividade, como faziam os ancestrais para atrair as parceiras. Será que eles conseguem mais sucessos ou fracassos com isso?

Outro fator importante, e que ainda continua fazendo parte do dia-a-dia da humanidade, é o consumo de drogas. Os seres humanos sempre usaram as mais diversas substâncias, e até hoje elas nos acompanham seja culturalmente, como preceito religioso, ou como simples modo de “fugir da realidade”.

Lembrando que as drogas legalizadas, como cafeína, nicotina e álcool são consumidas em larga escala por boa parte da população.
Todo esse raciocínio serviu para chegarmos à questão que volta e meia vem à tona na sociedade moderna. As drogas contribuem ou não para deixar as pessoas agressivas, esse debate que se estende por tempos trás muitos prós e contras.

Questões como efeitos colaterais e quantidade consumida de determinada substância são importantes para o debate, afinal, cada caso é um caso. Cabe a nós adultos termos o bom senso para saber até onde podemos ir e não interferirmos no espaço alheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário