terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Educação ou morte!

CAUSO

Há alguns dias, observei em frente a "Praça da Comunicação" (Praça Adolfo Caminha). Dois idosos que conversavam sobre "istudo".

O mais velho dos dois, pelo linguajar e vestimenta, de modos muito simples, disse todo orgulho:

-Ainda bem que não "istudei" muito, porque faz mal pra cabeça!

E o outro responde:

-É mesmo, o "sinhô" se lembra de "Babí", que ficou louco de tanto estudar?

Depois dessa declaração perdi a paciência e fui embora.

"Babí" é uma figura folclorica da cidade que percorria grandes distâncias todos os dias vendendo bolo de casa em casa. E que conseguia fazer cálculos matemáticos "de cabeça", ou seja instantânios. Não fosse pelo fato de ter um desvio mental, somando-se a isso saber muito de jogo do bicho e números ele poderia ser considerado um gênio e não um louco. Contava-se que ele ficou assim de tanto estudar.

Moral da história: É por esses absurdos que parte da população ainda tem medo da educação e eu mesmo sofre muito com isso por gostar de ler. É preciso notarmos que a história é contada pelos vencedores, será que incutir esse medo do saber é interesse ainda importante para os poderosos?




2 comentários:

  1. Babi nunca frequentou uma escola na vida, ele foi um autoditada e tem autismo.
    ;D
    Flávia Kazimoto

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu não te conheço mas o Babí é meu tio, e quero q saiba q ele ainda está vivo, e muito vivo. A parte chata é q ele não utiliza mais cálculos "instantâneos",e muito menos vende mais bolo.

    Fica a informação, abraço.

    ResponderExcluir