sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Câmara dos vereadores depois do pleito

ARTIGO

O Blog-tela esteve na Câmara Municipal de Aracati na última quinta-feira (30/10/08), e conversou com Edilson Ferreira, vereador reeleito pelo PP, sobre questões inquietantes e atuais que se apresentam para o poder Legislativo local.

Ele afirmou que nos últimos anos a gestão da Câmara foi satisfatória e que os trabalhos ocorreram normalmente.

Para Edilson, o legislativo é o vereador eleito e parceiro do povo nas questões do Município. Ele espera que a próxima gestão continue trabalhando pelo povo.

“Espero que todo o legislativo faça um bom trabalho, em 2009, para desenvolver o nosso Município”, afirmou.

Ele ressaltou a importância que todo cidadão tem em fiscalizar os trabalhos da Câmara e confirmou que existem os vereadores que trabalham e os que se “escoram”. “Tem vereadores que fazem um trabalho social e outros que não fazem, só aparecem depois de quatro anos na véspera da eleição”, finalizou.

É com essa e outras opiniões, que futuramente traremos até vocês, leitores, o esclarecimento da informação política de nossa terra sem deixar de preservar o bom senso e utilidade pública.

Banho de sol na praça

CRÔNICA

Mais uma manhã comum na Praça dos Maristas, Praça São Marcelino Champagnat. Lá você encontra muito comércio (principalmente da “espécie” informal), clima ensolarado e fluxo intenso de pessoas. O quiosque que vende refeições como sempre, se encontra lotado e a “boa” cachaça já é consumida com afinco, por muitos, em meados da bela manhã. E não podemos esquecer que, sendo a praça arborizada, proporciona muitas sombras para os transeuntes e “filósofos” locais.

O grande fluxo de pessoas dos “interiores”, diversos distritos da cidade, é comprovado principalmente pelos carros conhecidos como “rurais”, que sempre abarrotados tornam-se verdadeiras “latas de sardinhas humanas”, mas essas latas são fundamentais, pois são a única forma de ligação entre esses locais e a sede do município.

As bicicletas dão o ar dá graça, são comuns e não são o único meio de transporte, se prestar atenção pode-se até notar motocicletas estacionadas em cima da praça e não em frente como manda a lei. E claro alguns desses veículos estão no local para serem comercializados das mais diversas formas em um verdadeiro “troca-troca”.

A questão da limpeza e estética pode estar avaliada em um meio termo, ou seja, o “bom e velho” regular. Junte-se a isso a conservação da praça pela população. Mas cuidado, às vezes algum banco solto pode lhe proporcionar um susto ou algo mais.

Aqui figuras folclóricas da cidade dão as caras: como conhecidos alcoólatras e freqüentadores assíduos da praça. E sempre aparecem figuras ímpares, sabe-se lá de onde.

Temos que informá-los também sobre o fluxo na banca de revistas, ponto de encontro de idéias, ele se mantém calmo como um bom fim de semana se apresenta numa cidade do interior. Enfim, a praça se mostra em mais um dia comum e continua sendo um grande “laboratório humano”, onde até os obtusos tem vez.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Taekwondo em Aracati

ENTREVISTA

O Taekwondo arte marcial coreana agora também tem praticantes no Aracati. No Centro de Juventude e Cidadania (CJC) acontecem as aulas ministradas pelo professor faixa preta Francisco Valmar, que também faz parte da Federação de Taekwondo. A exemplo de outras artes marciais e oficinas que podem ser encontradas nesse espaço, o Taekwondo também é de custo zero para os alunos e atende em sua maioria jovens da região.

Essa arte marcial foi para os Jogos Olímpicos de Seul em 1988 como esporte de exibição. E nos Jogos de Atlanta 1996 participava do quadro de medalhas. Assim essa arte marcial que surgiu há cerca de dois mil anos, e servia para treinar grupos militares especiais que protegiam os reinos, se difunde cada vez mais pelo mundo.

Francisco Nilberto tem 18 anos é Faixa Laranja e foi Campeão em Fortaleza no primeiro torneio que disputou, que aconteceu no último domingo (26/10/08). Ele mora em Aracati, começou a treinar no Fortim e agora treina na cidade.

Blog-tela: O que significou para você esse título?

Francisco Nilberto:Para mim significou uma coisa muito importante, porque no primeiro campeonato eu consegui o que queria. Fui para lá tentando conseguir o primeiro lugar. Adorei muito a competição e espero nas próximas conseguir o mesmo resultado, ser campeão novamente.


Blog-tela: O que significa o Taekwondo para você?

Francisco Nilberto: O Taekwondo para mim significa tudo. Hoje em dia tem gente que utiliza o Taekwondo para fazer outras coisas. Para mim ele significa esporte, saúde e vida.


Blog-tela: Fala um pouco pra gente o que é o Taekwondo?

Francisco Nilberto: Taekwondo são movimentos de chutes e socos realizados em pontos vitais da pessoa. Abdômen, peito e queixo.


Blog-tela: O Taekwondo é uma arte marcial violenta?

Francisco Nilberto: Ela não é uma arte marcial violenta, ajuda muito na defesa pessoal. E o bom dela é que já é um Esporte Olímpico muito conhecido, por isso, que depende muito da pessoa, se ela quer usar para fazer o mal ou o bem.


Blog-tela: Como você começou a treinar?

Francisco Nilberto: Eu comecei a treinar primeiro no Fortim e meu ex-professor era de Icapuí. Com o tempo ele não pode vir mais e passei quatro meses parado. Ai falando com o presidente da Federação, Ronim, é conhecido como Ronim, ele conseguiu me encaminhar ao Valmar( Francisco Valmar) aqui em Aracati. Ele é um professor muito excelente.


Blog-tela: O que é preciso para ser professor?

Francisco Nilberto: A pessoa tem que ser federada e tem que estar na Faixa Preta. Antigamente a pessoa com “Faixa Colorida” podia dar aula. Hoje a Federação já não está permitindo que “Faixa Colorida” dê aula, só a partir da preta para cima.


Blog-tela: E depois da preta quais são as faixas?


Francisco Nilberto: Depois da preta vem a Preta Primeiro Dan e vai até a Décimo Dan. Hoje em dia só tem um Décimo Dan no mundo que é um coreano.


quarta-feira, 29 de outubro de 2008

BUROCRACIA MAIS “PREGUIÇA” É IGUAL A MAL ESTAR COLETIVO

ARTIGO

Ontem foi 28 de outubro o Dia do Funcionário Público. Uma função que existe desde a chegada da Família Real Portuguesa e com ela o início da máquina administrativa estatal no Brasil.
Foi em 1943, que o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936. Já em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.

Mesmo assim, o feriado não é conhecido como o Dia do Servidor Público. Ele continua com sua velha “alcunha”.

No Brasil é comum a utilização de “imprensados” para prolongar os dias seguidos de folga. E nesta última segunda-feira (27/10/08) não foi diferente em muitos locais. Aracati foi um exemplo de cidade onde ouve o “imprensado”. Pena que não tenha nenhuma relação com a imprensa.

Mas, brincadeiras à parte, essas manobras para aumentar os dias seguidos de folga das pessoas somado com a burocracia notável do nosso sistema prejudica muitas pessoas.



Feriados não são bem vindos por quem precisa de serviços


Rafael Lima fraturou a clavícula, há duas semanas, e já foi ao Hospital Municipal quatro vezes. Nesta última segunda-feira ele foi mais uma vez mostrar a fratura devido a constantes dores.

Só quando ele chegou é que foi informado do feriado e de que o hospital só estava atendendo emergência. Acontece que já estava marcado para ele ser atendido nesta data, mas o feriado (facultativo em alguns locais) só foi decretado pela prefeitura com poucos dias de antecedência.

Além de ser informado errado quanto à data de seu atendimento, o que já havia acontecido outra vez, ele teve que pagar pela burrice e lerdeza do sistema que não consegue ser ágil o suficiente para evitar esses transtornos.

“Eu acho que não vou mais vir no hospital.” - disse Rafael Lima, que mora na Ilha São José, conhecida como a Ilha de Adriano que fica próxima ao distrito do Outeiro.

Não que isso seja um caso exclusivo do Aracati em todo nosso país casos assim acontecem todos os dias. O que deveríamos fazer é buscar nos informar mais, transmitir mais informações aos outros e cobrar mais dos órgãos responsáveis para que casos assim acabem.

Sabedoria do dia

"Se o mundo já está desse jeito com uma minoria mandando, imagine quando a maoiria estiver no poder."

domingo, 26 de outubro de 2008

Sabedoria do dia

FLERTE

Quando ela é toda sorriso, você cheio de nove-horas e gentilezas.
Fica naquela conversa mole por mais de 10 minutos, ri de qualquer bobagem que ela fala, e quando ela anda, você crava os olhos naquele belo traseiro, imaginando… Isto é um flerte.
Este relacionamento só tem vantagens.
Você a chama para sair, é super legal, a noite toda é só risadas e bons momentos.

Depois do primeiro amasso, isso já vira um…

CASO
Grande estágio!

Começa a rolar um sexozinho, mas nada muito adiantado, afinal ‘Eu não sou qualquer uma…’.
Daí já pinta aquele negócio de ligar um pro outro a cada quinze minutos, sair mais constantemente, rola um ‘Temos um relacionamento’. Ainda?
Bom, mas já começa a ter uma cobrança. Afinal, ‘Eu não sou como as outras garotas que você já teve.
‘ Se durar mais de um mês, pronto, já é um…


NAMORO

O que significa um NAMORO?
Assinastes um contrato de exclusividade meu caro.
Isto significa que você não pode mais comer ninguém além dela, nem mesmo dar uns beijinhos.
Você tem que ligar TODO dia para ela, senão… O que? Sair sábado com os amigos? Esqueça!
‘Ah! Você quer é ir para a PUTARIA com aqueles seus amigos galinhas?
Você pensa que eu sou idiota?’.
Tem que ir no aniversário daquele babaca do primo dela, não pode mais ter amigas,
‘Aquela galinha tá é dando em cima de você! Pensa que eu não vejo’, ‘Onde você foi ontem, que chegou tarde? Liguei para a sua casa e você não estava’.
Nessa fase, você, já apaixonado, aceita tudo que ela te fala e ainda acha certo!
Você começa a viver em função dela.
Você só faz as coisas que você quer se ela tiver outra coisa para fazer, de outro modo, tudo gira em torno dela: horários, passeios, amigos, turmas…. é foda!

Aí, aquela deusa maravilhosa, mulher da sua vida, linda e desejada, a mais perfeita descrição de um ser humano, tira da bolsa um cabresto, põe em você, pega o chicote, coloca as esporas e monta em você.
Daí, meu filho, estás ferrado. Se você deixar na primeira vez, fodeu!
Nunca mais consegue voltar ao que era antes.
Vai se sentir mal, desanimado, triste, mas vai continuar porque você gosta dela.
Daí é só uma questão de tempo, e começam os papos ‘Quando nós vamos comprar nossas alianças? ‘Já estamos juntos a tanto tempo (8 meses), quando é que eu irei ter uma segurança com você?’. Vocês irão ver móveis, assim como quem não quer nada. Neste momento você já está num…

NOIVADO
Só falta oficializar, já dançou.
Comprometeu-se com Deus e o mundo, e se não casar, fica com fama de hipócrita, sem-vergonha, só queria se aproveitar da coitadinha (coitadinha???). Você é um babaca.
Devia ter parado lá em cima, enquanto estava comendo sem problemas.
Daí, se você chegou até aqui e nunca achou nada de errado… Você está num….

CASAMENTO
É, meu amigo, cagastes. Estás Casado!
Muito bom, vida a dois, estável, só se preocupando em ganhar dinheiro para dar uma boa vida para ela e as crianças. Muito bem, mas e quanto ao SEXO???
Observe bem os seguintes dados: Anos de Casamento / Qtd. de relações Mensais (média)

1 ano 27 relações
2 anos 24 relações
3 anos 18 relações
4 anos 12 relações
5 anos 06 relações
6 anos 05 relações
7 anos 04 relações
8 anos 02 relações
9 anos 02 relações
Héé, velhinho, o sexo cai barbaramente. Aquele tal negócio, ‘Hoje não amor, estou com dor de cabeça’.
Nem parece aquela tarada com quem você namorava, lembra?
Transavam no carro, na casa dos pais dela, no cinema, praia, de pé, em qualquer lugar.
Era um tesão que não acabava mais. Agora, com a vida já feita, prá que tudo isso?
Qual foi a última vez que vocês foram a um Motel? Nem lembra, né !
Pois é, como eu já disse,devia ter parado antes! Mas você não m escutou…dançou.
Agora é levar com a barriga…

Para dar continuidade a esta corrente, oferecemos-lhe um modelo de carta pra você se despedir de sua esposa:

‘Minha ex-esposa…
Como você não tem tempo para falar comigo tranqüilamente, fiz as seguintes estatísticas, que envio para sua consideração, já que o assunto lhe irrita com facilidade. (rsrsr)
Durante o ano passado, tentei seduzi-la 365 vezes, obtendo êxito em apenas 36 vezes.
Abaixo exponho os motivos do meu fracasso:
Motivo / Vezes
- porque podia acordar as crianças 48
- porque fazia frio 26
- porque fazia calor 34
- porque estava cansada 43
- porque tinha dor de cabeça 27
- porque estava com o estômago cheio 36
- porque não estava de bom humor 49
- porque estava naqueles dias 36
- porque estava com o esmalte fresco 30
TOTAL 329
Mesmo nas 36 vezes que obtive êxito, elas não foram satisfatórias porque:
- 10 vezes você disse que eu me apressei e terminei muito rápido.
- 12 vezes tive de lhe acordar para dizer que tinha acabado.
- 01 vez você me deu um joelhada no saco.
- 02 vezes você tirou minha inspiração ao comentar que o teto estava precisando de uma pintura.
- 11 vezes pensei que você tinha morrido pois você não se mexeu.
Um abraço do seu ex-marido!!!!

(Luis Fernando Veríssimo)

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Epopéia pelo rock

CRÔNICA

Uma fortaleza, igual a da cidade de Tróia que resistiu ferozmente aos numerosos e poderosos gregos, é assim que as bandas de rock de pequenas cidades do Nordeste devem ser.

Como na antiga obra citada; onde os “heróis” não se mostram tão heróicos, Aquiles com sua soberba; se apresentam algumas bandas de forró que esqueceram o que é ter boa fama e fazem tudo, olhe as letras de músicas apelativas, pela “glória”.

Como Heitor; o príncipe de Tróia que lutava por seu povo/sua pátria e demonstrou sobriedade e verdadeiro heroísmo, mesmo, perdendo o duelo para Aquiles o “invencível”; devem ser as bandas de rock.

Amorquia é o nome da última banda de rock que restou na cidade de Aracati e na última quarta-feira (22/10/08), uma epopéia foi travada com o mesmo resultado da Ilíada, ou seja, o forte prevalecendo.

Mas, não devemos esquecer que no fim Aquiles foi derrotado por causa de uma flecha no calcanhar. Aquiles e os gregos não prevaleceram para sempre, assim como, uma só forma de pensar ou uma única manifestação cultural não prevalecem eternamente.

É melhor alguns “músicos” e também seus empresários que "enlataram" o forró tomarem cuidado com as flechas!

Sabedoria do dia


"A parte mais intrigante do mundo do tabagismo sem dúvida é o filtro do cigarro. Ele filtra o quê? Fumar um cigarro com filtro é semelhante a coar o café numa biruta."

Danilo Gentili comediante do CQC

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Ignorância

ARTIGO

Hoje no começo da tarde me deparei na comunidade do orkut de Aracati com um tópico que discutia a confirmação da gravação da novela Malhação no Ceará e principalmente na praia de Canoa Quebrada. A discussão girava em torno do desconhecimento do distrito de Canoa Quebrada fazer parte da cidade do Aracati. E também sobre a possibilidade de grandes bandas do rock nacional participarem das gravações.

Essa questão da praia de Canoa Quebrada ser ou não conhecida como distrito de Aracati é só um caso de ignorância do turista e principalmente de quem divulgada a praia e não informa que fica em nosso Aracati, que já estamos cansados de saber, é e principalmente foi uma cidade muito importante para o Ceará.

Quero ver é Amorquia na Malhação vamos ver se eles têm coragem DE BOTAR PELO MENOS UMA BANDA DAQUI!!!!

Grandes bandas do Rock nacional aqui.......hahahahahahahaaahah!

Isso não é nem um pouco real, sabemos que aqui é a terra do forró.

Percebem como na TV QUASE tudo é ilusão????

É uma pena, mas é a verdade.

Vagabundos ou sábios?


"Como é que eu ia dizer a eles que o meu conhecimento era o conhecimento de que a substância dos meus ossos e dos ossos deles e dos ossos dos homens mortos na terra da chuva à noite é a mesma substância única e comum que é para todo o sempre tranquila e cheia de alegria?"

É com indagações desse tipo que nos brinda, e com muito vinho, Jack Kerouac no seu livro os Vagabundos Iluminados.

Na obra um grupo de "vagabundos", ou melhor, pessoas que não estão muito preocupadas em seguir os padrões do cidadão comum ocidental, buscam iluminação espiritual usando experimentações e moldes budistas que são permitidos a um ocidental do século XX!

A grande questão é: o que realmente vale a pena na vida? Essa nossa sociedade é realmente produtiva para nós e para o universo? Bem, cada um pode tentar descobrir.